Busca

segunda-feira, 17 de maio de 2010

FERA COM CIÊNCIA 2010


Devido ao crescente acúmulo de lixos proveniente de plásticos sintéticos, agredindo o ecossistema, diferentes estratégias estão sendo seguidas com intuito de procurar diminuir essa perigosa agressão através da prevenção, redução, reciclagem, valorização química, ou seja, o uso de plásticos biodegradáveis. 
Uma das principais fontes de matérias primas utilizadas nas pesquisas são os polímeros naturais ou biopolímeros, como polissacarídeos (amido).O conhecimento das propriedades características do amido durante o processamento térmico mostra-se muito importante para o desenvolvimento de material biodegradável a partir deste produto. 
Logo, buscou-se um elo entre os conceitos da Química Orgânica atrelados à Educação Ambiental, para a tentativa da elaboração de modo, embora rudimentar, de polímeros biodegradáveis, segundo premissas de alguns pesquisa já então realizadas neste contexto, para que possam elaborar - através do método científico.

Os alunos Maiki, Diullye, Maria Carolina e Ismael do 1º ano do técnico Integrado em Química participaram do projeto de obtenção de polímeros sintéticos e biodegradáveis expostos no FERA COMCIÊNCIA 2010, ocorrido de 26 à 30 de abril de 2010.

3 comentários: